Confira agora tudo que você precisa saber sobre a CNH Digital e se vai realmente acabar a necessidade de possuir um documento físico.
Como muitas pessoas já sabem, nos dias de hoje temos a CNH Digital, porém também pode surgir a grande dúvida se realmente vai acabar a CNH Física com essa nova versão digital.
Hoje aqui nós iremos tirar todas as dúvidas, sendo assim continue acompanhando nosso conteúdo.
Primeiramente, nós iremos explicar para você como funciona a CNH Digital, e o que ela representa, assim como a CNH física, para você ficar por dentro e descobrir se vai acabar precisando ter as duas ou não.
CNH Digital
De maneira geral, a CNH Física foi substituída pela nova CNH Digital e pode ser utilizada em todo território brasieliro, sem a necessidade do uso da CNH física, não podendo ser utilizada fora do país.
Sendo disponibilizada para quem tirou habilitação a partir de março do ano de 2017, ano em que começou a ser impressa com um QR Code no verso, por meio deste QR Code você consegue realizar o cadastro no aplicativo.
O aplicativo oficial é a CNH Digital, em que você registra seu veículo e recebe um histórico completo, desde multas, CRLV e alerta de vencimento.
Porém mesmo sem necessidade de portar uma CNH física em território brasileiro, é sempre bom andar com ela na carteira.
Por exemplo, em caso de falta de carga na bateria do seu celular na hora em que for parado, você é multado atoa por um descuido e perde pontos.
Isso se deve porque, se você não tiver acesso ao aplicativo naquele momento, isso conta como se você não estivesse com a sua CNH.
Um detalhe bem importante: você não precisa ter acesso a internet para acessar o aplicativo da CNH Digital, basta acessar o app e pronto, contudo lembre-se de sair de casa com celular carregado.
CNH Física
Esse documento obteve seu novo modelo lançado no começo de junho do ano de 2022.
Inclusive, foi declarado pelo Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, que ele deve ser apresentado por meio digital, físico ou ambos.
Sendo assim, a CNH Física não vai acabar por agora, já que ela é considerada indispensável.
O que acontece é que, a partir da CNH Física, você pode gerar a CNH Digital, porém nunca o contrário.
Isso se deve porque é no verso da CNH Física que está o QR Code necessário para realizar o cadastro e gerar a CNH Digital.
Inclusive, o uso dela fora do Brasil só é permitido se tiver o documento de Permissão Internacional para dirigir.
Agora, se sua CNH não possuir QR Code, você pode solicitar a emissão da segunda via, ou renovar e receber a CNH 100% atualizada a partir deste ano.
No novo modelo estarão todas as suas informações, e a sua própria foto!
Novo modelo CNH Física
A versão mais recente da CNH Física teve algumas mudanças visuais, como a parte de “Observações” que foi passada para baixo, já na parte de cima ficou uma tabela veicular para identificação da categoria do portador da habilitação.
No topo, a foto do habilitado vai ficar acima da sua assinatura, no mesmo estilo das CNHs internacionais, utilizando novos códigos.
Além do mais, para poder evitar e diminuir fraudes, foram alteradas também as cores da CNH, antes era verde escuro e agora é: verde, azul, cinza e amarelo.
Utilizando tintas especiais, que reagem a luz UV e Anti Scan, a CNH conta também dispositivos diferenciados de segurança, para poder evitar falsificações.
Inclusive, a PPD, Permissão Para Dirigir e a ACC, Autorização para Conduzir Ciclomotores, a partir de agora vão possuir o mesmo modelo da nova CNH.
Então, agora que você já entendeu tudo sobre a CNH física e digital, e sabe que não vai acabar, é indispensável possuir a sua CNH física sempre lembre de não sair por aí sem ela, pois vai que acontece algum imprevisto com seu celular.