Descubra agora mesmo se vale a pena fazer um consórcio de moto!
Você deseja comprar uma moto, porém quer comprar sem pagar entrada? Confira agora tudo sobre o consórcio de moto e a vantagem que ele oferece para você planejar a sua aquisição.
Possuir uma moto própria para locomoção mais rápida, gerar lazer e economia é o sonho de diversas pessoas.
E o melhor é que dá para realizar esse sonho através de uma modalidade de compra bem simples. Descubra a vantagem de fazer um consórcio de moto.
Afinal, essa é uma boa opção muito atrativa e super segura para quem quer comprar um veículo, porém não possui o valor total para pagar à vista.
Na modalidade de compra por meio do consórcio, um grupo de interessados se junta para comprar um item semelhante.
Consórcio de motos: Como funciona?
Resumindo, existem grupos interessados em adquirir uma moto, do mesmo modelo ou valor.
Por meio desses grupos, é criado um tipo de poupança em grupo, e você se torna um cotista dessa poupança.
Mensalmente ocorre um sorteio, que pode contemplar você com uma carta de crédito para poder adquirir a sua tão sonhada moto.
Ou se você não quiser esperar e contar com a sorte, você pode dar um lance como em leilões.
Porém a diferença para o leilão é que o lance no consórcio significa o número de parcelas que você quer antecipar, e consequentemente, ter mais chances de vencer o leilão, deu pra entender?
Dessa forma, o grande benefício do consórcio de motos é que você pode adequar as parcelas conforme as suas condições de pagamento.
Resumindo, isto é, sem precisar dar uma entrada ou pagar juros sobre as parcelas.
Consórcio de moto: Por que é uma boa opção?
Primeiro é a possibilidade de organização financeira, pois por meio de um consórcio as chances de você se endividar são bem menores.
Isso porque o valor das parcelas ficará dentro do orçamento conforme o preço do veículo de sua escolha.
E ainda, não há taxa de juros sobre as parcelas, dessa forma você não será pego de surpresa com valores além do seu planejamento.
Porém, caso exista algum atraso no pagamento das parcelas, poderá ser aplicado juros e multa sobre as parcelas atrasadas.
Um outro ponto bem importante é a segurança na aquisição. Essa modalidade é super segura e muito confiável para a compra de uma moto a médio ou longo prazo.
Consórcio de motos: Vantagens de fazer um
O Banco Central cuida de todas as Administradoras de Consórcio, o que acaba tornando ainda mais vantajoso comprar uma moto através do consórcio.
Dessa maneira, as chances de perder seu dinheiro ou pagar juros exorbitantes são praticamente quase nulas, como já citamos anteriormente.
Uma outra grande vantagem de participar de um consórcio é que não é necessário passar por análise de crédito ou comprovar renda. Sendo assim, você pode iniciá-lo mesmo que esteja com o nome sujo na praça.
No entanto, ao ser contemplado, fique ciente de que a análise de crédito será feita.
Dessa forma, procure regularizar-se o quanto antes para não perder a chance de finalmente possuir a sua tão sonhada moto.
Até lá, é necessário somente se preocupar em pagar as parcelas em dia para não ficar inadimplente, pois pessoas com pagamento atrasado não são premiados.
É muito importante saber que cada Administradora possui suas regras, sendo assim, sempre consulte como funciona caso seja premiado, para poder desfrutar da sua carta de crédito.
Como já mencionamos anteriormente, há ainda a possibilidade de adquirir mais rápido a sua moto. Isto é, através dos lances você tem ainda mais poder de aquisição.
Enquanto você vai pagando as pequenas parcelas em dia, você pode se planejar para dar um lance de antecipação e levar a sua moto para casa!
Consórcio de moto: Como fazer parte de um?
Muito bem, agora que você já sabe porque fazer um consórcio é uma boa opção, vamos entender logo abaixo como você pode fazer para participar de um.
Veja agora o passo a passo logo abaixo para fazer parte de um consórcio de moto:
Procure por uma administradora credenciada
Para iniciar, é necessário realizar uma busca pelas empresas certificadas e fiscalizadas pelo Banco Central.
Nessa primeira fase, se você preferir, pode procurar pelas próprias montadoras que disponibilizam um consórcio de motos, como por exemplo a Honda.
Escolha a melhor carta de crédito para você
Logo após encontrar a melhor e mais confiável Administradora para você, confira os planos de pagamentos disponibilizados pela empresa.
Nesta fase, você vai fazer a verificação do que se encaixa melhor no seu planejamento financeiro.
Vale lembrar que o ideal é procurar parcelas que se encaixem na sua organização financeira para manter os seus pagamentos em dia, sem atrasos.
Escolha o seu grupo
Depois de ter escolhido a Administradora e o plano de pagamento que cabe no seu bolso, chegou a hora de escolher o seu grupo.
Logo abaixo você vai conferir algumas opções:
- Grupo em formação: é um grupo que ainda não foi totalmente preenchido, sendo assim, a Administradora está reunindo pessoas com o mesmo interesse para participar do grupo.
- Grupo formado: aqui, os participantes já estão formados e ativos no consórcio, porém você poderá entrar por uma vaga não comprada ainda ou por meio de transferência .
Prepare os documentos necessários
Depois de ter encontrado o seu grupo, o próximo passo é fechar o contrato.
Lembrando, a vantagem do consórcio é não possuir muita burocracia.
em um consórcio são somente:
- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda, esse é exigido somente quando você for contemplado.
É super simples, no entanto fica a critério da Administradora pedir algum documento a mais para finalizar o contrato.
Inicie o pagamento das parcelas
Depois de finalizar todos os passos que listamos anteriormente, você vai receber boletos para fazer os pagamento das parcelas.
Depois daqui, é torcer bastante para ser premiado com a carta de crédito e pegar a sua tão sonhada moto!