Loading ...

Economizar gasolina: Descubra os 4 erros que te impedem de fazer isso

Descubra agora mesmo quais são 4 erros que te impedem de economizar gasolina!

Anúncios

A economia de gasolina virou quase que uma obrigação para todas as pessoas que possuem carro aqui no Brasil, afinal de contas, os combustíveis acumulam altas recorrentes desde o ano de 2021 e isso afeta principalmente quem depende do automóvel para garantir o sustento da família. 

Existem diversos erros cometidos por quem dirige que aumentam bastante o consumo de combustível pelo veículo. 

Pensando exatamente nisso, nós separamos aqui os 4 principais erros que devem ser evitados na hora de dirigir para que você alcance um dos objetivos mais almejados nos dias de hoje, que é: economizar gasolina.

Vamos conferir agora quais são esses erros?

Conteúdos que podem te interessar:

Confira agora os 4 erros que te impedem de economizar gasolina

Descubra agora logo abaixo quais são os 4 principais erros cometidos por diversos tipos de motoristas que elevam bastante o gasto de gasolina. 

1 – Transporta peso extra no veículo sem necessidade

Existem diversas pessoas que quanto mais gavetas tiver em um móvel, mais tranqueira ela vai querer guardar e infelizmente, várias pessoas costumam passar esse hábito para o carro também. 

Pode até parecer uma coisa boba sem importância, mas na realidade levar qualquer tipo de peso extra no veículo pode influenciar no gasto mais alto de combustível. 

Desse modo, sempre que puder observe bem se há objetos largados no porta-malas ou no banco de trás do seu carro. Se houver, analise bem se é realmente necessário carregá-los com você. 

Embora muitos objetos possam parecer leves, a somatória de vários itens podem significar um passageiro a mais no veículo em termos de peso. 

E como já citamos anteriormente, levar peso extra não ajuda na economia de gasolina. 

2 – Conduzir o automóvel na banguela

Se você possui um carro com câmbio manual ou automático, não tente usar o embalo obtido pelo veículo para rodar alguns metros na banguela. 

Nessa situação, o motor do veículo trabalha em rotação de marcha lenta e pode passar a falsa impressão de que está consumindo pouco combustível. 

No momento em que o motor está desacoplado ao movimento das rodas a injeção eletrônica continuará a injetar combustível para que o motor continue com seu funcionamento. 

Essa técnica costumava funcionar no passado, quando os carburadores ainda reinavam na alimentação dos motores.

No caso dos veículos que possuem câmbio automático, existe ainda o agravante dessa técnica que pode acabar prejudicando a própria transmissão que não deve trabalhar em neutro com o carro em movimento. 

Se você possui esse hábito, nossa dica é: nunca mais faça isso. 

3 – Não lembrar de fazer a calibragem dos pneus

Realizar a calibragem dos pneus é uma tarefa bastante simples, mas que necessita ser feita de modo frequente e que muitas pessoas acabam deixando de lado, seja por esquecimento ou por preguiça mesmo.

A manutenção da calibragem dos pneus é algo que vai influenciar de maneira direta no consumo de combustível do veículo, principalmente no uso em rodovias. 

Pneus murchos ou com pressão errada podem interferir no rendimento do motor e sair bastante caro quando o assunto é abastecer o veículo. 

Sendo assim, a nossa dica aqui é bem simples: Calibre os pneus do seu automóvel regularmente de preferência toda semana e lembre-se de fazer isso quando eles estiverem frios. 

Depois que os pneus se aquecem, o ar que se encontra no seu interior se expande e causa uma pressão maior no calibrador. 

Isso significa que o equipamento vai entender que tem muito mais ar dentro do pneu do que realmente tem e com isso, você vai sair rodando com os pneus mais vazios do deveriam estar.

O resultado disso você já deve saber né? Vai gerar um consumo maior de gasolina. 

4 – Não fazer manutenção no veículo

Para quem busca ter eficiência energética para aproveitar cada gota de combustível é preciso seguir à risca o cronograma de manutenção estabelecido pela montadora do seu veículo.

Isso significa respeitar os intervalos de quilometragem ou tempo, assim como as peças de reposição recomendadas por ele. Na prática boa parte dos condutores não fazem isso. 

Entre os itens que mais merecem atenção estão as velas, os tuchos do comando de válvula do motor e os pneus. 

Muitos carros são projetados com peças e pneus específicos, principalmente os que possuem baixo atrito.

Por isso, fazer a reposição das peças de maneira adequada é tão importante quanto uma manutenção adequada. 

Caso tenha alguma dúvida, basta buscar mais informações no manual do proprietário. 

Ajude outras pessoas compartilhe esse conteúdo:
Guilherme Lemos
Guilherme Lemos