Loading ...

Conheça a seguir quais são os tipos de leilões de carros.

Descubra a seguir quais são os diferentes tipos de leilão de carro, veja qual é o melhor para você e se vale realmente a pena participar.

Anúncios

O leilão de carros possibilita o acesso a preços altamente acessíveis, além de trazer diversas vantagens para os consumidores.

Se comparado ao valor da tabela Fipe um carro seminovo no leilão pode sair por um valor 30% menor.

Os leilões de carros podem ser motivo de polêmica pois há bastantes dúvidas referente a origem dos carros, se é um veículo conservado e em perfeito estado para ser utilizado, se irá precisar realizar reformas ou se o carro só irá servir de sucata.

Saiba que é possível analisar esses e outros fatores antes de realizar a compra do seu carro em um leilão através de algumas dicas que vamos disponibilizar logo a seguir.

Além disso, será possível escolher qual tipo de leilão você irá participar onde estarão disponíveis as diferentes modalidades em relação aos preços, restrições que o veículo pode apresentar e diversas outras informações.

Confira a seguir quais são os principais tipos de leilões existentes no mercado, e veja qual se encaixa mais com as suas necessidades.

Conteúdos que podem te interessar:

O que é um leilão?

Para quem ainda não sabe, o leilão é uma prática muito conhecida e aproveitada no meio automotivo, utilizada já há muito tempo. Trata-se de uma modalidade onde é disponibilizada a compra e venda de diversos tipos de objetos.

O leilão pode ocorrer tanto em eventos físicos como em eventos on-line, possuindo diversos adeptos onde são proporcionadas uma série de vantagens se comparado às outras modalidades de negócios do mercado.

Para conhecer e entender melhor, o leilão é uma venda aberta ao público, disponibilizado para qualquer pessoa que tenha interesse em participar da negociação.

Através do leilão será possível vender e comprar diversos produtos e bens, desde carros e imóveis até móveis de decoração.

Quais são os tipos de leilões de carros?

Existem diversos tipos de leilões na esfera privada, contendo diferentes modalidades em relação aos preços e também aos procedimentos e processos pós aquisição, como explicamos acima.

Há também as restrições que o carro pode apresentar, portanto, cada leilão pode ser voltado para cada público específico. Conheça a seguir quais são os seus tipos disponíveis e veja qual se encaixa melhor com as suas necessidades.

Bancos

São veículos recuperados dos financiamentos, geralmente são bens que foram financiados por pessoas físicas, e como elas pararam de pagar as prestações, a instituição pode levar o automóvel a leilão.

Empresas

No geral, são leilões de carros com excelente origem, um bom histórico de manutenção e conservação e que geralmente se refletem em bons negócios. As grandes e médias corporações têm frotas próprias.

Seguradora

Tratam-se de carros sinistrados e/ou recuperados, e é justamente aí que é necessário ter mais atenção pois existem três graus de sinistralidade, que podem impedir que o arrematador consiga realizar até o seguro do veículo futuramente. Os graus são:

  • Pequena monta:

O veículo sofreu danos de natureza leves, que não trouxeram abalos para a estrutura ou o monobloco. Algumas seguradoras disponibilizam planos de coberturas exclusivos para esse tipo de veículo.

  • Média monta:

O veículo sofreu um dano grave e a maioria das seguradoras não faz apólice para esse determinado tipo de automóvel. Alguns são proibidos de circular, sendo necessário realizar o conserto, submeter o veículo a uma vistoria no Detran e obter laudo com restrição gravada no documento.

Portanto, é necessário que você tenha uma projeção de quanto será gasto no conserto e regularização, e quanto tempo isso irá demorar. Caso o lance esteja próximo do valor de mercado, não irá compensar. 

  • Grande monta:

Conhecido como “PT” – perda total, é quando o carro só serve de sucata e geralmente é adquirido por empresas especializadas e de ferro-velho.

Roubo e furto

É bom lembrar que no leilão originário das seguradoras existem veículos de roubo e furto, que não sofreram sinistros e foram recuperados porém a indenização já havia sido paga ao cliente.

Apesar de algumas seguradoras realizarem restrições, boa parte tem apólices para esse tipo de veículo.

Clássicos

Modalidade que vem crescendo bastante onde são disponibilizados modelos de desde os anos 1970 até 1990 que foram considerados clássicos ou que demonstram potencial valor histórico.

Aqui o contexto é diferente, pois o carro está no pregão geralmente por opção do próprio dono, e não por uma necessidade. 

Judiciais

Tratam-se de veículos que geralmente foram apreendidos em processos de investigação, criminais ou dependências na justiça trabalhista.

É considerado uma boa oportunidade para se adquirir um carro em bom estado a um preço acessível, porém sempre é necessário ter um bom advogado para resolver as questões pós-leilão.

Como participar?

Caso você tenha interesse em participar dos leilões e deseje conhecer mais sobre o assunto é bem simples e prático, basta acessar aqui.

Ajude outras pessoas compartilhe esse conteúdo:
Guilherme Lemos
Guilherme Lemos